Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Taxa de proteção civil obriga senhorios a corrigir IRS. Prazo acaba hoje

O Ministério das Finanças anunciou que "não será aplicada coima" aos proprietários com imóveis arrendados que fizerem a substituição da declaração de IRS até 31 de julho, esta terça-feira.

Taxa de proteção civil obriga senhorios a corrigir IRS. Prazo acaba hoje
Notícias ao Minuto

08:00 - 31/07/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Finanças

Os contribuintes que têm um imóvel em Lisboa e receberam o reembolso pelo pagamento indevido da Taxa de Proteção Civil têm até esta terça-feira para corrigir as declarações de IRS. Em causa está o facto de a taxa em questão ter sido declarada inconstitucional.

O prazo fixado pelo Ministério das Finanças surge depois da decisão do Tribunal Constitucional, no início do ano, que levou à devolução dos valores indevidamente cobrados desde outubro de 2015.

O Ministério de Mário Centeno explicou que "os proprietários de imóveis arrendados que suportaram a Taxa de Proteção Civil do município de Lisboa, e que tenham incluído o respetivo montante como custos e encargos do anexo F da declaração modelo 3 de IRS no campo referente a taxas municipais do quadro, devem proceder à entrega da declaração modelo 3 de substituição, relativa aos anos em que tenha ocorrido o pagamento da taxa".

Os contribuintes têm até esta terça-feira, último dia do mês de julho, para retificar essa situação, caso contrário serão alvo de contraordenação. De acordo com a DECO, a coima mínima será de 50 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório