Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Lucros da Galp disparam 68% para 387 milhões de euros

Resultados da petrolífera foram impulsionados pelo crescimento da produção.

Lucros da Galp disparam 68% para 387 milhões de euros
Notícias ao Minuto

07:35 - 30/07/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia CMVM

A Galp Energia anunciou, esta segunda-feira, que registou lucros de 387 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, uma subida de 68% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um comunicado enviado pela petrolífera à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva, a área de Exploração & Produção foi a maior catalisadora destes resultados, uma vez que os valores mais de que duplicaram. 

No primeiro semestre, os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) aumentaram para 1.083 milhões de euros, uma subida de 28% face ao mesmo período do ano passado, "suportado pelo aumento da produção e pela subida dos preços de venda de petróleo e gás natural, apesar da depreciação do dólar face ao euro", explica a empresa.

A produção média total (working interest) progrediu 20% para 108,1 mil barris diários quando comparado com o trimestre homólogo de 2017, devido à entrada em operação da 7.ª unidade do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) instalada no pré-sal da bacia de Santos (Brasil), que se encontra atualmente a produzir à sua capacidade máxima.

Por outro lado, na unidade de refinação e distribuição, o EBITDA diminui para os 295 milhões de euros no primeiro semestre, “devido a efeitos de desfasamento nas fórmulas de pricing na atividade de distribuição resultante do aumento do preço das commodities e de dólar/euro na refinação", explica.

Se considerarmos apenas os três meses do ano entre abril e junho deste ano, que diz respeito ao segundo trimestre, o resultado líquido da petrolífera aumentou 251 milhões de euros. No mesmo período do ano passado a empresa tinha reportado lucros de 154 milhões de euros. 

A produção deverá continuar a aumentar ao longo do próximo ano, com a entrada em operação prevista ainda para este ano de duas unidades de produção adicionais no Brasil, que acrescem ao início de produção do projeto Kaombo, em Angola, anunciado no final da semana passada.

O preço médio de venda de cada barril no mercado internacional foi de 63,8 dólares, o que representa cerca de 20 dólares a mais do que no período homólogo do ano anterior, refletindo a valorização das cotações nos mercados internacionais.

O investimento nos três meses totalizou 218 milhões, dos quais 81% foram alocados a atividades de Exploração & Produção. O 'cash flow' gerado pelas atividades operacionais aumentou 13% para 604 milhões, suportado pela recuperação das cotações do petróleo e do gás, pelo aumento da produção e pela performance da refinação.

O 'free cash flow' foi de 398 milhões antes do pagamento do dividendo final relativo ao exercício de 2017, saldando-se em 146 milhões após esse pagamento.

No final do semestre, a dívida líquida situava-se em 1.737 milhões de euros, uma redução de 148 milhões de euros face ao final de março de 2018.

[Notícia atualizada com mais informação às 07h52]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório