Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Empresas vêem maiores dificuldades na contratação de trabalhadores

Entre 2014 e 2017, as empresas encontraram maiores dificuldades na contratação de trabalhadores e no acesso a técnicos qualificados.

Empresas vêem maiores dificuldades na contratação de trabalhadores
Notícias ao Minuto

11:15 - 27/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia INE

As empresas vêem maiores dificuldades na contratação de trabalhadores e no acesso a técnicos qualificados, de acordo com o relatório Inquérito aos Custos de Contexto divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), esta sexta-feira.

O relatório analisa nove domínios, sendo que o indicador global registou um valor de 3,05 pontos - numa escala que varia entre 1 e 5 -, valor semelhante ao registado em 2014, de acordo com a agência de estatísticas.

Por setor de atividade, o alojamento e restauração continuou a apresentar o indicador mais elevado (3,16), apesar da diminuição face a 2014 (-0,05).

Porém, salienta o INE, “foi, contudo, no domínio dos recursos humanos que se registou o maior aumento entre 2014 e 2017, +0,17 pontos, refletindo principalmente dificuldades na contratação de trabalhadores (+0,28) e no acesso a técnicos qualificados (+0,23)”.

Se considerarmos a dimensão, foram as empresas de pequena e média dimensão que continuaram a apresentar o indicador mais elevado, de 3,09 pontos, ao passo que as de micro dimensão percecionaram níveis de custos de contexto mais baixos, segundo o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório