Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Trégua comercial EUA-UE anima diretor-geral da OMC

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, manifestou-se hoje "animado" pela trégua comercial anunciada pelo Presidente dos EUA e o líder da Comissão Europeia para travar a guerra sobre tarifas alfandegárias.

Trégua comercial EUA-UE anima diretor-geral da OMC
Notícias ao Minuto

17:42 - 26/07/18 por Lusa

Economia Genebra

"Sinto-me animado pela declaração conjunta dos Estados Unidos e da União Europeia divulgada ontem [quarta-feira] em Washington", assinalou o brasileiro em mensagem na rede social Twitter, que horas antes, em declarações aos 'media', tinha exortado Donald Trump e Jean-Claude Juncker a dialogarem e garantirem um acordo político para solucionar as tensões comerciais.

"A promessa destas duas importantes economias de negociar um comércio mais aberto para fomentar o crescimento económico e de trabalhar em conjunto para melhorar o funcionamento da nossa organização é uma boa notícia", sublinhou Roberto Azevedo.

O responsável máximo da OMC afirmou ainda estar preparado para este género de diálogos, e defendeu que as conversações políticas "são a melhor resposta para resolver as atuais tensões" entre os EUA e diversos dos seus parceiros, incluindo a UE.

Na quarta-feira, Trump e Juncker firmaram uma trégua que reduz as crescentes tensões comerciais dos últimos meses e que inclui o compromisso mútuo de avançarem em conjunto até uma situação de "zero tarifas".

Em termos gerais, o acordo estabelece que a UE importará mais soja dos EUA, assim como gás natural liquefeito para "diversificar" as suas fontes energéticas, e reduzirá algumas das tarifas de produtos industriais.

Foi ainda prevista a "resolução" da medida imposta por Trump que implica taxas alfandegárias de 25% para o aço e de 10% para o alumínio europeu, e que desencadearam a guerra comercial entre Bruxelas e Washington, apesar de não ter sido indicada uma data limite.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório