Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro saúda projeto luso-espanhol por mostrar confiança

O ministro da Ciência afirmou hoje que os cinco milhões de euros dados a projetos de investigação científica mostram uma confiança entre setor público e privado que irá permitir aumentar o investimento de ambos na Ciência até 2030.

Ministro saúda projeto luso-espanhol por mostrar confiança
Notícias ao Minuto

15:43 - 25/07/18 por Lusa

Economia Projeto

"Temos a ambição de chegar a 2030 com quatro vezes mais investimento privado e o dobro do público e isso só se faz com confiança, com relações como esta, em que duas agências, uma pública e outra privada, usam a máquina uma da outra", disse à agência Lusa à margem da atribuição dos prémios a oito projetos científicos portugueses ao abrigo de uma iniciativa luso-espanhola de apoio à investigação em biomedicina e saúde que arrancou este ano.

Manuel Heitor afirmou que a colaboração entre a espanhola Fundação La Caixa, com origem num banco, e a pública Fundação para a Ciência e Tecnologia é o tipo de iniciativa que permite aos dois países aproximarem-se dos níveis europeus.

O Estado português tem no investimento científico "cada vez mais parcerias com fundações privadas" como a Aga Khan e agora a La Caixa, mas a meta é "duplicar, com financiamento público, todos os euros que a fundação La Caixa investe em Portugal".

Os projetos de instituições portuguesas foram financiados pela "Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b", que tem um concurso anual.

Os oito projetos científicos portugueses incidem sobre doenças como a malária, a depressão, a obesidade e a insuficiência cardíaca, bem como sobre as bactérias intestinais ou a perceção sensorial.

O 'bolo financeiro' a repartir pelos projetos, que terão uma duração de três anos, é de cerca de cinco milhões de euros, valor dado em partes iguais pela La Caixa e pela FCT (principal entidade que subsidia a investigação científica em Portugal).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório