Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Finanças Crédito à habitação Crédito malparado: O que é e como ev...

Crédito malparado: O que é e como evitar

Eis alguns conselhos para impedir o incumprimento.

Crédito malparado: O que é e como evitar
Notícias ao Minuto

12:13 - 24/07/18 por Notícias ao Minuto 

Casa ComparaJá

É muito comum ouvir falar em crédito malparado, um termo financeiro que é utilizado para descrever o montante que o titular de um crédito não consegue reembolsar a uma instituição financeira.

Por vezes, é também chamado de crédito vencido, tratando-se de uma situação em que as famílias deixam de pagar os seus empréstimos e, consequentemente, entram em incumprimento, explica o ComparaJá.pt.

“É muito importante que as famílias consigam gerir e controlar as suas finanças pessoais para que situações de sobrendividamento não aconteçam. Se considera ter dificuldades em pagar as suas dívidas ao banco, opte por renegociar o crédito ou, se for o caso, por consolidar todos os empréstimos num só”, explica a plataforma.

Como evitar

Para evitar o crédito malparado ou vencido, o consumidor tem várias possibilidades à sua disposição, segundo o ComparaJá.pt.

  • Recorrer ao PERSI, um acordo extrajudicial entre a instituição financeira e o cliente;

  • Falar com o banco e tentar renegociar o crédito em questão;

  • Se tem mais do que um empréstimo em seu nome (por exemplo, do cartão de crédito ou um crédito automóvel), pode fazer uma consolidação.

  • Caso detenha um crédito à habitação, pode ainda tentar transferir para outra instituição financeira, tendo a possibilidade de conseguir um spread mais competitivo ou até alargar o prazo de pagamento.

Campo obrigatório