Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ryanair cancela 16 voos na Irlanda na terça-feira por greve de pilotos

A Ryanair anunciou hoje o cancelamento de 16 voos dos 290 previstos na Irlanda na próxima terça-feira devido à greve dos pilotos, situação que afetará 2.500 passageiros e se deve à falta de acordo com o sindicato.

Ryanair cancela 16 voos na Irlanda na terça-feira por greve de pilotos
Notícias ao Minuto

15:58 - 20/07/18 por Lusa

Economia Aviação

"Uma vez que o [sindicato] Fórsa negou, mais uma vez, aceitar o nosso pedido para cancelar a terceira greve convocada por uma minoria (25%) dos nossos pilotos irlandeses - que ganham entre 150 mil e 200 mil euros -, lamentamos ter de cancelar 16 (5%) dos mais de 290 voos previstos para a Irlanda na próxima terça-feira", afetando assim viagens para o Reino Unido, informou a companhia aérea.

Através de uma publicação feita na rede social 'Twitter', a Ryanair precisa que "todos os 2.500 passageiros afetados já foram notificados por e-mail ou mensagem de texto e serão remetidos [...] para outros voos" nos próximos sete dias ou terão direito a indemnização.

"É lamentável que o Fórsa [...] esteja sem comunicar desde quarta-feira, enquanto centenas de clientes irlandeses e as suas famílias têm as suas férias estragadas", adianta a transportadora aérea.

Na semana passada, os pilotos contratados diretamente pela Ryanair na Irlanda - cerca de uma centena - informaram que vão voltar a fazer greve nos dias 20 e 24 de julho, depois de a paralisação anterior ter afetado cerca de 5.000 passageiros.

A estes protestos de 24 horas da Associação de Pilotos Irlandeses de Linhas Aéreas (IALPA), filiada no sindicato Fórsa, vão seguir-se as greves dos tripulantes de cabine da Ryanair em Portugal, Espanha, Bélgica e Itália nos próximos dias 25 e 26 de julho.

No dia em que foi anunciada a greve de hoje, a Ryanair instou os pilotos a regressarem à mesa de negociações para abordar os "onze pedidos chave" do sindicato, que incluem, entre outros, o reconhecimento da antiguidade como critério de promoção e a introdução de um sistema que regule a mobilidade entre as bases da companhia aérea.

A companhia, sediada em Dublin, sublinhou que a IALPA não conseguiu avanços depois da paragem de 24 horas convocada para quinta-feira da semana passada, que provocou o cancelamento de cerca de 30 dos 290 voos programados, todos entre a Irlanda e o Reino Unido.

Os cerca de 5.000 clientes afetados receberam a devolução do preço do bilhete ou foram reencaminhados para outros voos para chegar ao destino.

Segundo a companhia aérea, o protesto da IALPA teve um impacto limitado graças, também, aos "esforços da maioria" dos pilotos que trabalharam na quinta-feira "com normalidade", numa referência ao resto dos pilotos na Irlanda, cerca de 250, que estão contratados através de agências ou são autónomos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório