Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

EUA dizem que não cedem aos que se opõem a taxas no setor automóvel

A oposição maciça a novas taxas dos Estados Unidos no setor automóvel não impedirá a administração Trump de as impor, se considerar que são legítimas para proteger a segurança nacional, afirmou hoje o secretário do Comércio norte-americano.

EUA dizem que não cedem aos que se opõem a taxas no setor automóvel
Notícias ao Minuto

20:05 - 19/07/18 por Lusa

Economia Decisão

"O objetivo das audições é reunir os factos para garantir que é tida em conta a opinião dos que discordam, para que seja tomada uma decisão informada", explicou Wilbur Ross, no canal CNBC, quando começaram hoje as audições no quadro do inquérito para impor taxas aduaneiras no setor automóvel.

Questionado sobre a necessidade de ter em conta as opiniões desfavoráveis no momento em que apenas uma pessoa em 45 deve testemunhar a favor dessas taxas, Ross respondeu: "Não se trata de um plebiscito".

No total, 45 pessoas, representando empresas nacionais e internacionais, grupos industriais, sindicatos e países estrangeiros começaram a ser ouvidos no Departamento do Comércio, em Washington. Responsáveis do Departamento de Defesa também vão participar.

Na quarta-feira, o Presidente norte-americano voltou a ameaçar castigar a União Europeia (UE) em matéria comercial, especialmente no setor automóvel, uma semana antes de receber o presidente da Comissão Europeia.

"Dizemos que se não negociarmos algo justo, temos uma tremenda capacidade de castigo que não queremos usar, mas temos grandes poderes", declarou Donald Trump, durante uma reunião com os seus ministros na Casa Branca, para preparar o encontro com Jean-Claude Juncker.

A UE impõe atualmente taxas de 10% a veículos importados dos Estados Unidos, incluindo os fabricados em território norte-americano por construtores europeus, enquanto os Estados Unidos aplicam tarifas de 2,5% às importações de automóveis e de 25% às de carrinhas e 'pick-ups'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório