Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Como saber se está a ser alvo de burla ou fraude financeira (e evitar)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor sugere quatro dicas que podem evitar que caia em esquemas fraudulentos.

Como saber se está a ser alvo de burla ou fraude financeira (e evitar)
Notícias ao Minuto

08:02 - 19/07/18 por Noticias ao Minuto

Economia DECO

Com o acesso à Internet pode ser mais fácil aceder a diversos produtor financeiros, mas também pode ser mais fácil sermos vítimas de fraudes ou burlas. Só nos últimos meses, o Banco de Portugal (BdP) já emitiu cerca de sete alertas contra entidades que não estão habilitadas a exercer atividade financeira por cá. 

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) sugere quatro dicas para identificar um destes casos e, assim, evitá-lo. 

A primeira dica é verificar no site do BdP se a entidade tem autorização para a "operação que se propõe realizar". A segunda dica é que "não responda a e-mails, cartas ou mensagens com propostas de ajuda financeira que lhe ofereçam dúvidas, quer pelo conteúdo, quer pelo remetente". 

Caso verifique que a instituição está habilitada a exercer atividade, a DECO sugere "que peça sempre todas as informações que considerar necessárias antes de realizar qualquer operação financeira".

Por último, deve confirmar se "todos os procedimentos de segurança estão salvaguardados". Em caso de dúvida, não disponibilize os seus dados pessoais e bancários, em particular se a operação financeira for online. "Na dúvida, não prossiga com a operação", acrescenta a instituição. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório