Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Indicador de clima económico, disponível até junho, aumentou

Em Portugal, o indicador de atividade económica, disponível até maio, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até junho, aumentou.

Indicador de clima económico, disponível até junho, aumentou
Notícias ao Minuto

11:26 - 18/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou, esta quarta-feira, que o indicador de atividade económica, disponível até maio, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até junho, aumentou.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 5,2% e 4,1% em maio, respetivamente (5,0% e 6,9% em abril).

Em maio, o índice de produção na construção bem como o índice de volume de negócios nos serviços aceleraram.

Em maio, a estimativa provisória mensal para a taxa de desemprego (15 a 74 anos) ajustada de sazonalidade, foi 7,3% (taxa superior em 0,1 p.p. ao valor definitivo verificado no mês anterior), o que compara com 7,6% e 9,2% há três meses e há um ano atrás, respetivamente.

A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 2,3% (2,6% em abril) e uma diminuição em cadeia de 0,2%.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga de 1,5% em junho (1,0% em maio), observando-se uma taxa de variação de 1,3% na componente de bens (0,6% no mês anterior) e de 1,9% na de serviços (1,7% no mês precedente).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório