Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2018
Tempo
24º
MIN 23º MÁX 24º

Edição

Eis seis despesas que podem 'desequilibrar' as suas finanças

Conheça também algumas formas de se prevenir.

Eis seis despesas que podem 'desequilibrar' as suas finanças
Notícias ao Minuto

09:27 - 18/07/18 por Notícias ao Minuto 

Economia ComparaJá.pt

Há várias situações na vida em que podem aparecer ‘despesas surpresa’ que chegam para desequilibrar as finanças pessoais. A plataforma ComparaJá.pt destaca alguns dos imprevistos financeiros mais comuns, bem como as melhores formas de se prevenir.

O primeiro ponto diz respeito às despesas com veículos, que podem trazer encargos muito elevados. “Seja por uma conta no mecânico mais avultada do que o esperado, seja por uma multa de excesso de velocidade do ano passado que chegou agora a sua casa, ou até por algum acidente que teve e que requer uma reparação cara”. Deste modo, a plataforma sugere que contrate “um seguro automóvel contra todos os riscos que lhe traga algum descanso em situações mais complicadas”.

Depois, os problemas de saúde. “Não descure um bom seguro de saúde, pois este permite-lhe pagar despesas inesperadas. Estes seguros poderão cobrir, por exemplo, despesas com doenças de tratamento mais demorado ou uma cirurgia que é necessário realizar com urgência”, refere.

Os imprevistos em casa, desde a manutenção à avaria de eletrodomésticos, podem também comprometer as suas finanças pessoais. “Todos estes problemas levam a despesas maiores, pelo que deverá prevenir-se. Se o seu frigorífico é muito antigo e sabe que, a qualquer momento, terá de o trocar, comece já a fazer uma poupança.”

Se tem filhos, os gastos com educação também podem ser elevados. “Se tem filhos, calcule quanto lhe vão custar as propinas, em média, para que seja mais fácil planear as poupanças que terá de fazer para estas despesas”, adianta o ComparaJá.pt.

Há ainda eventos não planeados e outras despesas que podem surgir quando menos se espera. A sugestão da plataforma é apostar na prevenção. “Uma hipótese reside na criação de um fundo de emergência. Colocando todos os meses uma parte do seu rendimento numa conta poupança ou num depósito a prazo ficará com uma almofada financeira suficiente para fazer face a imprevistos”, explica.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório