Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Quer saber se ganha bem ou mal? Simulador do Eurostat dá-lhe a resposta

Ferramenta disponibilizada pela agência de estatísticas da UE permite comparar o rendimento de um determinado agregado familiar com a média nacional.

Quer saber se ganha bem ou mal? Simulador do Eurostat dá-lhe a resposta
Notícias ao Minuto

08:07 - 18/07/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Salários

Ganhar bem ou mal é subjetivo. Há vários fatores a ter em consideração, tais como, por exemplo, o país onde se vive ou o número de pessoas que constituem o agregado familiar. Ora, o Eurostat disponibilizou um simulador onde é possível perceber se determinada pessoa ganha bem ou mal, mediante o contexto em que está inserido.

O Notícias ao Minuto testou a funcionalidade para uma família com um rendimento líquido de 1.500 euros, um casal e um menor de 14 anos. O resultado é este: “40% dos agregados familiares em Portugal têm um rendimento mais elevado do que o seu”.

Porém, se recuarmos no processo e considerarmos o mesmo agregado familiar mas em França o cenário já é diferente: “o seu rendimento familiar está entre os 10% mais baixos de França”. Este é apenas um dos exemplos que pode ser traçado através do simulador disponível aqui.

O Eurostat deu também a conhecer que o rendimento disponível das famílias cresceu 16% na União Europeia (UE) entre 2000 e 2009, tendo depois recuado cerca de 3% entre 2009 e 2013 – durante a crise financeira – para depois voltar a acelerar 5% entre 2013 e 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório