Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Branqueamento de capitais. Como fiscaliza o Banco de Portugal?

São cerca de 200 as entidades que estão sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.

Branqueamento de capitais. Como fiscaliza o Banco de Portugal?
Notícias ao Minuto

12:26 - 17/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Supervisor

O Banco de Portugal é uma das entidades nacionais com responsabilidades de supervisão do cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo (BCFT). Há cerca de 200 entidades sujeitas à supervisão, anunciou o supervisor num comunicado

"Cabe-lhe garantir que as instituições supervisionadas identificam, acompanham e controlam o risco de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo inerente à sua atividade, através de sistemas de controlo adequados", explica. 

Assim, o banco explica que faz inspeções presenciais à distância, através de "relatórios descritivos e questionários de autoavaliação que as instituições supervisionadas têm de enviar ao supervisor todos os anos", pode ler-se.

Quais as sanções aplicadas às irregularidades?

As infrações cometidas pelas entidades supervisionadas resultam na abertura de processos de contraordenação que, em caso de condenação, levam à aplicação de "coimas e eventuais sanções acessórias aos infratores", explica o BdP. 

"As coimas variam entre 50 mil euros e cinco milhões de euros se o infrator for uma pessoa coletiva e entre 25 mil euros e cinco milhões de euros se o agente for uma pessoa singular. Nas infrações praticadas no âmbito da atividade de outra entidade financeira, o valor das coimas oscila entre 25 mil euros e 2,5 milhões de euros para pessoas coletivas e entre 12,5 mil euros e 2,5 milhões de euros para particulares", refere o supervisor. 

As contraordenações especialmente graves podem também, como sanção acessória, ser publicitadas, desde que a decisão já seja definitiva ou tenha transitado em julgado, acrescenta ainda o supervisor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório