Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

AHETA alerta para falta de mão-de-obra no setor hoteleiro e turístico

Associação salienta que a falta de mão-de-obra em quantidade e qualidade constitui um dos maiores problemas estruturais do Algarve na atualidade.

AHETA alerta para falta de mão-de-obra no setor hoteleiro e turístico
Notícias ao Minuto

10:26 - 17/07/18 por Noticias ao Minuto

Economia Associação

A falta de mão-de-obra em quantidade e qualidade para responder às necessidades empresariais do sector hoteleiro e turístico constitui um dos maiores problemas estruturais do Algarve na atualidade, refere a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), em comunicado enviado às redações.

Isto, apesar de as unidades hoteleiras terem vindo a desenvolver esforços e investimentos no sentido de “proporcionar sempre que possível alojamento e outras facilidades aos seus trabalhadores. Contudo, e apesar de muito importantes, estes esforços não têm sido suficientes para resolver as enormes lacunas estruturais que a região enfrenta nesta área”, justifica.

Um dos motivos apontados pela AHETA assenta na "falta de mobilidade entre as zonas residenciais com maior concentração de trabalhadores e os respectivos locais de trabalho, localizados fora das áreas urbanas", explica.

Deste modo, a AHETA alerta os responsáveis das autarquias para a necessidade de implementar políticas de habitação ativas a custos controlados. O objetivo passa por “motivar e atrair mão-de-obra de outras regiões do País, mas também imigrantes oriundos de países terceiros”.

A associação refere ainda que é necessário estabelecer parcerias entre o público e o privado para fidelizar os trabalhadores ao turismo e às empresas, através de “ações de formação contínua durante a temporada baixa”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório