Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Medo da bolha imobiliária". Como o El Economista analisa Portugal

Jornal espanhol destaca as medidas do Banco de Portugal para tentar travar a concessão de crédito.

"Medo da bolha imobiliária". Como o El Economista analisa Portugal
Notícias ao Minuto

08:55 - 17/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Imprensa

O mercado imobiliário português continua a crescer e até a imprensa do país vizinho já reconhece isso. O jornal espanhol El Economista destacou, na edição de segunda-feira, as medidas do Banco de Portugal (BdP) para travar a concessão de crédito, numa altura em que se multiplicam os alertas para o risco de sobrevalorização do mercado.

Para já, ainda só há recomendações dirigidas aos bancos para que sejam criteriosos na concessão de crédito, salienta o jornal, sendo “em tom de cautela e não de alarme”, mas o objetivo é evitar que os bancos corram “riscos desnecessários e garantir que os clientes possam pagar as suas dívidas”, escreve.

A publicação destaca que as recomendações foram bem recebidas pelas autoridades internacionais e que os técnicos da Comissão Europeia que visitaram Portugal na última missão de avaliação após o resgate elogiaram a iniciativa, “tendo em conta a continuação da expansão do setor imobiliário e o reforço do crédito às famílias”.

O El Economista adianta também que desde que o BdP abriu o mercado de empréstimos para habitação após a crise, a concessão de empréstimos não mostrou sinais de abrandamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório