Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Mercado imobiliário a colher frutos semeados por Golden Visa

Até ao final de Agosto, o Governo atribuiu 145 Golden Visa (vistos a estrangeiros que comprem casa em Portugal, por um valor igual ou superior a 500 mil euros) conseguindo arrecadar 90 milhões de euros. Os emigrantes contribuíram também para o crescimento do sector imobiliário neste Verão, segundo o Jornal de Notícias.

Mercado imobiliário a colher frutos semeados por Golden Visa
Notícias ao Minuto

09:04 - 08/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Inquérito

“A mediação imobiliária está a reagir como o país. Depois dos três primeiros meses complicados, verificámos que Julho e Agosto registaram dados positivos”, o que “criou alguma confiança nas empresas imobiliárias”, explicou, ao Jornal de Notícias, o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima.

De acordo com um inquérito levado a cabo pela mesma associação, o sector imobiliário fechou o semestre em alta, com 99,7% de actuação das empresas na área da habitação, muito graças à vinda de emigrantes no Verão, à atribuição dos vistos Golden Visa e às estratégias de captação de investimento pelas empresas imobiliárias.

Até ao final do mês de Agosto, o Governo concedeu 145 Golden Visa, isto é, vistos a estrageiros que façam investimentos imobiliários a partir de 500 mil euros, que renderam 90 milhões de euros, essencialmente vindos do bolso de cidadãos chineses, russos e angolanos.

Por esse motivo, são já várias as empresas com departamentos próprios para a angariação de clientes chineses ou de outras nacionalidades.

De uma forma global, durante o semestre, as áreas mais negociadas pelas mediadoras foram os terrenos urbanos (66,1%), seguidos pelas áreas de comércio. Os terrenos industriais foram os menos negociados (28,7%), de acordo com o Jornal de Notícias.

A procura ficou dominada pelo arrendamento de casas (45%), essencialmente entre os 300 e os 500 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório