Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Maioria dos lisboetas vê turismo como algo positivo

89% dos residentes na capital diz que setor melhora imagem da cidade.

Maioria dos lisboetas vê turismo como algo positivo
Notícias ao Minuto

18:14 - 16/07/18 por Natacha Nunes Costa

Economia Estudo

Apesar de todas as polémicas relacionadas com o crescimento do turismo em Lisboa, a maioria dos residentes da capital parece concordar que o aumento de turistas é positivo para a cidade.

De acordo com um estudo da Intercampus, realizado para a Associação Turismo de Lisboa (ATL), 89% do total de residentes da capital concorda que o setor melhora a imagem da cidade e do país no estrangeiro, assim como, “desenvolve a economia e tem impacto positivo na maior parte das áreas económicas”.

Os dados recolhidos revelam ainda que 69% dos residentes considera que Lisboa estaria pior se não tivesse o turismo que tem hoje em dia e 89% diz ser “um privilégio viver na cidade de Lisboa”.

Ainda segundo o mesmo estudo, enviado por comunicado ao Notícias ao Minuto, 85% dos residentes de Lisboa considera que “por influência do turismo a cidade tem hoje mais vida”, e 32% afirma que a vinda dos turistas teve um impacto muito importante na imagem de Lisboa. Acresce que a importância da imagem de Lisboa no estrangeiro para Portugal e para os portugueses é igualmente muito positiva: 92%.

Já como consequências menos positivas do turismo, as respostas dos lisboetas identificam principalmente a situação do mercado do imobiliário (casas para vender e para alugar), o alojamento e o custo de vida, assim como o tráfego, a circulação automóvel e o ruído. Contudo, segundo o estudo, 32% dos inquiridos respondeu não ver qualquer desvantagem.

Quanto a sugestões, de acordo com o ATL, a maioria diz respeito,essencialmente, ao custo de vida e ao reforço do estacionamento e dos transportes públicos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório