Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

T2 em Lisboa estão a ser vendidos até 35% acima da avaliação bancária

A DECO considera que "falta regulação ao mercado", uma vez que o preço das casas subiu 30% desde 2013 e a "tendência é de subida".

T2 em Lisboa estão a ser vendidos até 35% acima da avaliação bancária
Notícias ao Minuto

08:33 - 16/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) alerta que o preço médio das casas em Lisboa está acima do valor médio de avaliação bancária, sendo 35% no caso dos T2 e 30% no caso dos T3. "Na prática, isto significa que o setor bancário está a financiar imóveis que são vendidos por um preço superior ao da avaliação bancária", explica a associação.

A DECO recorda que os preços dispararam, em média, 12,2% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Também para o mesmo período, os dados do Eurostat indicam que Portugal teve a quarta maior subida dos preços das casas da União Europeia.

Também a avaliação predial do imóvel deveria servir de indicador para o preço de venda, revela a instituição, mas o "que se paga por um imóvel é sempre mais do que o valor do registo predial ou da própria avaliação feita pelos avaliadores certificados". 

Por isso, a DECO diz que "falta regulação ao mercado", porque os agentes imobiliários, que "definem os preços de mercado, não são obrigados a ter formação certificada sobre avaliação imobiliária".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório