Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Euro desce pela segunda sessão consecutiva

O euro recuou hoje face ao dólar, pela segunda sessão consecutiva, no mesmo dia em que o Presidente dos Estados Unidos ameaçou aplicar tarifas às importações de automóveis da União Europeia.

Euro desce pela segunda sessão consecutiva
Notícias ao Minuto

18:26 - 12/07/18 por Lusa

Economia Moeda

Às 18:01 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1682 dólares, quando na quarta-feira, pela mesma hora, seguia 1,1698 dólares.

O euro também desceu face à libra, mas subiu em comparação com o iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1658 dólares.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou hoje aplicar tarifas às importações de automóveis oriundas da União Europeia (UE), caso os representantes comunitários não negoceiem de "boa-fé" na visita a Washington.

"No dia 21 [de julho], vou receber a visita do presidente da Comissão Europeia para abordarmos a questão das taxas alfandegárias. Se as negociações não decorrerem de boa-fé, vamos ter de rever a situação dos milhões de carros que entram nos Estados Unidos quase sem pagar impostos", disse Donald Trump.

O Presidente norte-americano, que falava no final da cimeira da NATO, que decorreu entre quarta-feira e hoje em Bruxelas, queixou-se repetidamente do tratamento injusto da UE aos Estados Unidos no âmbito do comércio.

Também hoje, a Rússia classificou como uma forma de "concorrência desleal" as críticas do Presidente norte-americano ao projeto do gasoduto Nord Stream 2 entre a Rússia e a Alemanha.

"Consideramos [estes ataques] como concorrência desleal. Trata-se de uma tentativa de forçar os clientes europeus a comprarem GNL (gás natural liquefeito) mais caro, que pode ser-lhes fornecido de outros locais", declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Donald Trump voltou a criticar na quarta-feira o projeto de gasoduto Nord Stream 2, que visa duplicar a capacidade de distribuição de gás russo na Europa passando pelo mar Báltico e evitando a Ucrânia, com a qual a Rússia tem uma relação conflituosa.

O gasoduto Nord Stream 2, que deve estar operacional no início de 2020, tem uma capacidade de 55 mil milhões de metros cúbicos por ano, o que deverá permitir duplicar a capacidade do primeiro Nord Stream, que transporta gás da costa báltica da Rússia até à Alemanha.

Divisas..........hoje..................quarta-feira

Euro/dólar......1,1682....................1,1698

Euro/libra......0,88367.................. 0,88496

Euro/iene.......131,34.................... 130,91

Dólar/iene......112,43..................111,90

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório