Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Docapesca quer aumentar consumo do carapau garantindo sustentabilidade

A Docapesca iniciou hoje uma campanha de promoção do carapau, com o objetivo aumentar o consumo da espécie e o rendimento dos pescadores, garantindo a sustentabilidade do pescado.

Docapesca quer aumentar consumo do carapau garantindo sustentabilidade
Notícias ao Minuto

17:11 - 12/07/18 por Lusa

Economia Campanha

"Se o carapau for mais consumido e divulgado pelos seus aspetos positivos, o preço médio aumenta e, consequentemente, o rendimento dos pescadores", disse à Lusa a presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Teresa Coelho.

De acordo com a responsável, a espécie existe em abundância na costa portuguesa, o que permite a continuidade da captura.

"Entendemos também que é possível que o carapau seja mais utilizado na indústria conserveira. Do ponto de vista económico, toda a fileira sai beneficiada", frisou.

Segundo Teresa Coelho, a campanha está assente em três pilares -- valorização do pescado, sustentabilidade e desporto e saúde.

"Esta é uma espécie que também tem muitos benefícios para a saúde. [Por outro lado], o preço médio do carapau ronda os 85 cêntimos, um euro, o que nós queremos é que este valor aumente", referiu.

Conforme foi estipulado pela Comissão Europeia (CE), a quota de pesca do carapau para Portugal em 2018 é de cerca de 40 mil toneladas.

A estratégia, tutelada pelo Ministério do Mar e promovida pela Docapesca, levou a um investimento de cerca de 400 mil euros, suportados pelo Programa Mar 2020.

A campanha de sensibilização, que conta com a participação dos atletas Fernando Pimenta (canoagem), Francisco Lufinha ('kitesurf'), Hugo Vale ('surf'), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida ('bodyboard') será divulgada, até meados de setembro, nos canais generalistas, nas redes sociais e em 'mupis'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório