Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Smart TV consomem mais energia do que o anunciado, alerta a DECO

As medições foram feitas com um multímetro ligado a um computador.

Smart TV consomem mais energia do que o anunciado, alerta a DECO
Notícias ao Minuto

08:47 - 12/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Testes

Os valores de consumo de energia das Smart TV não refletem o consumo realista, de acordo com um teste realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) a cinco modelos das principais marcas. “O valor médio chega a ser o dobro do anunciado”, salienta.

O objetivo do teste era “verificar os consumos de energia com base numa utilização realista das funcionalidades”, explica a associação. De acordo com a DECO, “a quantidade de canais sintonizados e as apps instaladas levam a oscilações de consumo devido a uma frequente transmissão de dados a decorrer em background”.

Porém, a associação revela que não há recomendações específicas sobre a forma como deve ser medido o consumo em stand-by, pelo que as empresas não estão em incumprimento.

“Não se pode falar de incumprimento dos fabricantes, pois não existem recomendações específicas sobre a forma como deve ser medido o valor de stand-by, nem qual deve ser o valor anunciado. Nas recomendações da Comissão Europeia, por exemplo, nunca é referido se os valores em stand-by recomendados se referem a valores instantâneos máximos ou a valores médios ao longo de um determinado período de tempo. Nem é referido o cenário de utilização”, explica a DECO.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório