Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil estuda abrir processo contra China na OMC por medidas antidumping

A Câmara de Comércio Exterior brasileira aprovou hoje a elaboração de estudos que podem levar a uma reclamação na Organização Mundial do Comércio contra a decisão da China de restringir a importação de frango e açúcar brasileiros.

Brasil estuda abrir processo contra China na OMC por medidas antidumping
Notícias ao Minuto

06:30 - 12/07/18 por Lusa

Economia Comércio

Em maio de 2017, Pequim impôs restrições ao açúcar brasileiro e, há um mês, adotou medidas antidumping (venda abaixo do custo de produção) sobre o frango brasileiro, por considerar que o país sul-americano pratica concorrência desleal.

Desde junho passado, os importadores chineses de frango brasileiro têm de pagar depósitos de 18,8% e 34,4% do valor das compras.

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e fornece mais de 50% do frango importado pela China.

"As medidas de defesa comercial adotadas pela China já foram alvo de oito disputas na OMC [Organização Mundial de Comércio] e o país asiático foi condenado em todos os casos", afirmou o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços brasileiro, em comunicado.

O Governo brasileiro afirmou já que a decisão de Pequim "carece de fundamento" e argumentou que as importações oriundas do Brasil "em nenhum momento" foram responsáveis pela queda das vendas dos produtores chineses, que cresceram continuamente durante o período sobre o qual incide a investigação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório