Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Cartões contactless. Eis sete informações que deve ter em conta

As recomendações foram divulgadas pelo Banco de Portugal, esta terça-feira.

Cartões contactless. Eis sete informações que deve ter em conta
Notícias ao Minuto

14:28 - 10/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia BdP

Há cada vez mais clientes a realizarem pagamentos por via contactless e, por isso, o Banco de Portugal (BdP) emitiu algumas recomendações sobre o tema com o objetivo de informar os consumidores que utilizam diariamente este método e aqueles que ainda têm dúvidas sobre o mesmo.

“Se tiver um cartão de pagamento, um telemóvel, um relógio, uma pulseira ou outro dispositivo com tecnologia contactless, poderá fazer compras de baixo valor de forma mais rápida e mais cómoda”, explica o supervisor.

Numa altura em que os consumidores se podem ausentar do país devido a férias, o supervisor alerta ainda que se pretende fazer transações contactless no estrangeiro deve informar-se sobre as regras aplicáveis no país de destino.

Eis as sete informações disponibilizadas pelo BdP:

1. Os cartões com tecnologia contactless permitem fazer transações apenas por aproximação ao terminal de pagamento automático (TPA), sem ter de inserir o PIN.

2. A tecnologia contactless é ativada assim que usar o cartão pela primeira vez - A tecnologia de leitura por aproximação (contactless) é ativada assim que utilizar, pela primeira vez, o cartão contactless num caixa automático ou assim que realizar um pagamento em TPA no qual insira o PIN associado ao cartão.

3. É seguro fazer pagamentos contactless - A tecnologia contactless oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe facilita fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público.

4. Nas transações contactless, há limites aos pagamentos sem PIN - Cada pagamento contactless não pode exceder o valor máximo permitido (geralmente, 20 euros). Esse valor máximo é definido pela entidade que emitiu o cartão. Existe um limite ao valor de pagamentos consecutivos que pode fazer sem inserir o PIN (geralmente, 60 euros). Esse limite também é definido pela entidade que emitiu o cartão.

5. Sempre que atingir o limite de pagamentos consecutivos sem inserir o PIN, terá de fazer uma transação com PIN antes de poder voltar a fazer operações sem ter de introduzir o código secreto.

6. E mesmo que a transação cumpra os limites definidos, poderá ter de inserir o PIN - Não fique surpreendido se isso lhe acontecer: trata-se apenas de uma medida de segurança adicional aplicável a este tipo de transações.

7. Os cartões contactless podem ser usados em TPA sem tecnologia contactless - Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia, incluindo em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Para o efeito, terá de introduzir o cartão no TPA e, para validar a operação, terá de inserir o PIN do cartão. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório