Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Portal da Queixa: Sobem as reclamações a empresas de cobranças de dívidas

Em resposta, a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Recuperação de Créditos explica que se trata de uma "realidade que confrontada com dados reais, mais não é do que insignificante".

Portal da Queixa: Sobem as reclamações a empresas de cobranças de dívidas
Notícias ao Minuto

08:16 - 10/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Queixa

As reclamações contra empresas de cobrança de dívidas "dispararam 210%" nos primeiros seis meses do ano, de acordo com dados divulgados pelo Portal da Queixa. Entretanto, numa nota de esclarecimento enviada ao Notícias ao Minuto, a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Recuperação de Créditos (APERC) adianta que se trata de uma "realidade que confrontada com dados reais, mais não é do que insignificante". 

Isto, porque a APERC, que tem atualmente 24 associados, cita dados de atividade do setor e diz que em 2017 havia 3.650.621 contratos sob gestão, sendo que as queixas contabilizadas pelo Portal da Queixa "mais não são do que 0,000046% do montante dos contratos sob gestão", garante. 

Entre os principais motivos apontados nas reclamações, o Portal da Queixa destaca "comportamento abusivo indevido ou ameaçador dos cobradores", bem como "dívidas já prescritas, pagas ou indevidas e cobranças de dívidas desconhecidas ou inexistentes".

Ora, a APERC diz estar "atenta ao cumprimento do Código Deontológico e de boas práticas, por parte de todos os seus associados", mas salienta que "algumas dessas queixas resultam do facto de o devedor não querer ser abordado para uma responsabilidade que assumiu e que, entretanto, entrou em incumprimento"

No total, o Portal da Queixa diz ter contabilizado 180 queixas aprovadas e registadas, entre janeiro e junho de 2018, o que se "traduz uma subida na ordem dos 210%, face ao período homólogo de 2017". Entre as empresas com mais reclamações, o Portal da Queixa destaca a Whitestar Asset Solutions, a Servdebte a Intrum.

Notícias ao MinutoTop 10 das empresas de cobrança com maior número de reclamações.© Portal da Queixa

[Notícia atualizada às 11h38 com a resposta da APERC, enviada através de uma nota de esclarecimento ao Notícias ao Minuto]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório