Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal e Grécia 'unidas' no pós-programa de ajustamento da troika

Portugal e Grécia realizaram esta segunda-feira, em Lisboa, uma "sessão de cooperação técnica" sobre o período pós-programa de ajustamento económico e financeiro.

Portugal e Grécia 'unidas' no pós-programa de ajustamento da troika
Notícias ao Minuto

19:27 - 09/07/18 por Ana Lemos

Economia Cooperação

A iniciativa resultou de uma proposta de cooperação bilateral feita pelo ministro das Finanças português, Mário Centeno, ao homólogo grego, Euclides Tsakalotos, e que esta segunda-feira se concretizou.

"Portugal e Grécia realizaram hoje, em Lisboa, uma sessão de cooperação técnica sobre o período pós-programa de ajustamento económico e financeiro", pode ler-se no comunicado enviado às redações pelo ministério tutelado por Centeno.

A fase de monitorização pós-programa, que no caso da Grécia deverá ter início a partir de 20 de agosto - conforme avançou o presidente do Eurogrupo recentemente - "envolve a realização de missões de técnicos da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu, do Mecanismo Europeu de Estabilidade e do Fundo Monetário Internacional, com uma periodicidade semestral".

O encontro de hoje, revela o comunicado, "permitiu partilhar a perspetiva nacional sobre as discussões políticas com as instituições multilaterais" e "aspetos práticos de organização das missões", num debate que o Ministério das Finanças classifica de "produtivo", "transparente", e que "reforça a cooperação técnica entre os dois países".

Saliente-se que após o final do Programa de Assistência Económica e Financeira a 30 de junho de 2014, Portugal mantém-se na fase de monitorização pós-programa, no âmbito da supervisão das instituições europeias (PostProgramme Surveillance) e do Fundo Monetário Internacional (Post-Program Monitoring).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório