Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Conta Satélite do Turismo da Madeira com valores superiores aos nacionais

A Conta Satélite do Turismo da Madeira mostra em todos os indicadores valores superiores aos nacionais, o que revela a especialização deste setor económico no arquipélago, disse hoje o diretor de Estatística da região.

Conta Satélite do Turismo da Madeira com valores superiores aos nacionais
Notícias ao Minuto

17:41 - 09/07/18 por Lusa

Economia Estatística

Os dados da Conta Satélite foram adiantados por Paulo Vieira no primeiro Colóquio Estatística Regional da Madeira, que decorreu no Funchal e contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Francisco Lima, e do vice-presidente do executivo madeirense, Pedro Calado.

"Face à Conta Satélite anterior, realizada para 2001, em todos os indicadores temos um aumento e, em comparação com os valores nacionais, temos valores sempre superiores, o que mostra a especialização do turismo na economia da região", declarou.

As Contas Satélite permitem análises sobre o perfil e a evolução de um setor de forma comparável ao total da economia, apresentando dados sistematizados sobre a estrutura produtiva e a dinâmica de um determinado setor.

O responsável destacou que no decorrer deste encontro vai ser apresentado um inquérito sobre turismo internacional realizado com 13.500 turistas que chegaram à Madeira, no aeroporto da ilha da Madeira e no porto do Funchal, entre a segunda metade de 2015 e o ano de 2016.

Relativamente ao perfil do turista, o inquérito indica que os visitantes que chegam de avião têm uma idade média de 48 anos, que aumenta para 60 em relação aos que chegam em navios de cruzeiro (denominados excursionistas neste estudo).

Outro indicador é que a maioria dos visitantes "tem formação superior", estando os turistas que chegam de avião sobretudo no ativo em termos laborais, enquanto os excursionistas "estão já reformados".

"Em termos de satisfação, os valores que temos são bastante satisfatórios. A taxa de aprovação da região é de cerca de 90% para os dois tipos de visitantes, gastando o turista [de avião] um montante médio por dia de 124 euros (mais oito do que no estudo anterior de 2003) e 63 euros no caso dos que viajam em cruzeiros", mencionou o responsável da Direção Regional de Estatística.

O rácio do indicador do turismo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) é de 15,9%, sendo "o valor nacional de 6,7%", acrescentou.

O diretor de Estatística anunciou que a Madeira vai começar a trabalhar "na produção da próxima Conta Satélite regional, que será sobre o mar", realçando que o objetivo é "apurar o peso das atividades marítimas na economia da região".

O vice-presidente do executivo madeirense, Pedro Calado, destacou a importância deste novo instrumento (Conta Satélite), que permite "transmitir que dados que são trabalhados estatisticamente, de uma forma correta, técnica".

Pedro Calado argumentou que no passado este tipo de dados era abordados de "forma empírica" e que "muitas vezes se faziam comentários consoante aquilo que dava mais jeito".

"Isto é muito positivo, porque muitas vezes ajudam-nos e complementam-nos a nós, políticos, para transmitirmos para a opinião pública, de forma simples e eficaz, aquilo que é o resultado das nossas políticas e que se vai tentando transmitir confiança a todo o setor", vincou.

O presidente do INE elogiou o trabalho desenvolvido pela Direção Regional da Estatística da Madeira, admitindo ter "inveja" da qualidade do 'site' que está disponibilizado pelo arquipélago.

Francisco Lima salientou a "dificuldade" em tratar os dados estatísticos nacionais, argumentando que o INE aposta em absorver os dados que são recolhidos por outras instituições em diversas áreas, um trabalho que está a ser cada vez mais aprimorado para garantir a fidelidade da informação e o respeito pelos dados.

Neste colóquio serão ainda apresentados resultados estatísticos também recolhidos nos Açores e nas Canárias (Espanha).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório