Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Taxa turística financia 10 camiões elétricos para ajudar na limpar Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa recebeu hoje dez camiões elétricos destinados à higiene urbana, que serão alocados às freguesias com maior pressão nesta área, um projeto financiado em 415 mil euros pela taxa turística da cidade.

Taxa turística financia 10 camiões elétricos para ajudar na limpar Lisboa
Notícias ao Minuto

21:21 - 06/07/18 por Lusa

Auto Duarte Cordeiro

Lembrando que Lisboa ganhou em junho o galardão de Capital Europeia Verde 2020, o presidente da Câmara disse na cerimónia de entrega dos veículos que naquele ano "Lisboa todos os dias vai mostrar exemplos de como se pode inovar em matérias de sustentabilidade ambiental".

O primeiro exemplo é a entrega destes dez camiões elétricos às juntas de freguesia de Arroios, Avenidas Novas, Belém, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e São Vicente.

O vice-presidente do município da capital, Duarte Cordeiro, disse à agência Lusa que o financiamento proveio da Taxa Municipal Turística -- que cobra um euro por noite, por pessoa, até ao máximo de sete euros -- e que as dez freguesias foram escolhidas por serem as "zonas do centro histórico com maior pressão turística".

A parceria entre a autarquia e a empresa japonesa Mitsubishi teve um financiamento de 415 mil euros e a diretora do Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica da Câmara de Lisboa, Filipa Penedo, explicou que estas são as primeiras viaturas do género em todo o mundo e que, por isso, vão estar numa fase experimentar durante dois anos.

"É o período de teste e só após este período é que são postas à venda, [mas para a Câmara de Lisboa] é uma pré-venda", acrescentou, elencando que a autarquia é "a única entidade pública que participa neste projeto".

"O contrato [efetivo] só pode ser feito daqui a 24 meses", porque as viaturas ainda "não estão à venda", afirmou.

De acordo com a informação apresentada, este ano foram produzidas 100 unidades numa fábrica na freguesia do Tramagal, no concelho de Abrantes e, além de Lisboa, o projeto está a ser implementado em Tóquio (Japão), Nova Iorque (Estados Unidos), Berlim (Alemanha), Amesterdão (Holanda) e Londres (Reino Unido).

Nestas cidades serão entidades privadas a utilizar os veículos.

Filipa Penedo garantiu que "já foi feita formação a todos os motoristas da junta que vão operar estas viaturas" e vai haver também "um acompanhamento semanal" por parte da autarquia e da empresa.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara de Lisboa referiu que a utilização destes veículos vai permitir avançar com a "agenda de sustentabilidade" da capital, a par do "aumento da eficácia" dos serviços de higiene urbana".

"A batalha pela sustentabilidade vai ser vencida ou perdida nas cidades", declarou.

Duarte Cordeiro adiantou que "daqui a cinco meses" vai ser feita a substituição dos veículos ligeiros a 'diesel' do município por elétricos ou híbridos -- com exceção dos veículos da polícia e dos bombeiros -, traduzindo-se num aumento das viaturas amigas do ambiente de 60 para 160.

O autarca referiu ainda que o processo de troca de viaturas é gradual e terá em atenção o tempo de vida útil dos veículos atuais, porque "não se substitui só por substituir", mas que a intenção, no futuro, é ter uma frota municipal apenas composta por viaturas híbridas ou elétricas.

No final da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa lançou o desafio à Mitsubishi: "Quando pensar em investir em fábricas e tecnologia pense em Portugal".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório