Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

ViaCTT. "Coimas foram suspensas, não canceladas", lembra a DECO

A associação aconselha que os consumidores formalizem o pedido de dispensa do pagamento.

ViaCTT. "Coimas foram suspensas, não canceladas", lembra a DECO
Notícias ao Minuto

15:03 - 05/07/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Fisco

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) lembrou, esta quinta-feira, que apesar de a Autoridade Tributária (AT) ter suspendido as coimas aplicadas aos trabalhadores independentes que não aderiram ao ViaCTT, as multas não foram canceladas. Por este motivo, a DECO aconselha que os consumidores formalizem o pedido de dispensa do pagamento

"A AT já comunicou que estas coimas devem ser suspensas 'até que esteja concluída uma avaliação da situação e sejam emitidas novas orientações'. Porém, este anúncio representa uma suspensão dos processos e não o seu cancelamento. Além disso, os contribuintes visados ainda não foram notificados sobre esta decisão", pode ler-se num comunicado da associação. 

De acordo com a DECO, o melhor a fazer é "pedir dispensa do pagamento. Só assim poderá provar que formalizou o pedido", explica a associação. 

Para o fazer, deve enviar um requerimento ao Chefe do Serviço de Finanças. "Na carta, indique nome, número de identificação fiscal, domicílio fiscal e número do processo indicado na notificação que recebeu. Refira que foi notificado para o pagamento da coima e que pede dispensa da sua aplicação. Explique de forma detalhada a sua situação e porque considera que o pedido deve ser aceite".

Um dos argumentos que pode usar, por exemplo, é que "se não foi informado que era obrigado a aderir ao ViaCTT, refira esse facto. Anexe à carta uma cópia do comprovativo de inscrição no ViaCTT, bem como outros documentos que ajudem a justificar porque a coima deve ser perdoada. Não se esqueça de assinar o documento", explica a associação. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório