Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Regulador dos Seguros tem quase 21 milhões cativados pelas Finanças

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) viu serem cativados pelas Finanças quase 21 milhões de euros este ano, com implicações "muito significativas", sobretudo na retenção de quadros especializados.

Regulador dos Seguros tem quase 21 milhões cativados pelas Finanças
Notícias ao Minuto

17:26 - 03/07/18 por Lusa

Economia ASF

Numa resposta à Assembleia da República, depois de o CDS-PP ter requerido informação sobre as cativações às várias entidades reguladoras, a ASF afirma que as cativações existem desde 2015 e que aumentaram sobretudo nos últimos dois anos.

Em 2015 e 2016, as cativações verificaram-se apenas nos fundos geridos pela ASF: o Fundo de Garantia Automóvel (FGA) e o Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT). Embora a ASF não revele, nesta resposta, dados para o primeiro ano de cativações (2015), em 2016 o montante cativado atingiu cerca de 1,4 milhões de euros (1,1 milhões no FGA e 358 mil euros no FAT).

Em 2017 dá-se um forte aumento dos valores cativados: o montante cativado no FGA aumentou sete vezes para 7,6 milhões de euros e 28 vezes no FAT para 10,1 milhões de euros.

Além do aumento dos valores cativos nestes dois fundos, juntaram-se as cativações de cerca de 2,2 milhões de euros na própria ASF. Isto significa que, no conjunto, o regulador dos seguros e os fundos por si geridos tiveram cativações que totalizaram cerca de 19,9 milhões de euros no ano passado.

No entanto, a ASF descativou, em março, o montante que estava cativo (2,2 milhões).

Em 2018, registam-se 6,6 milhões de euros cativados no FGA, 11,3 milhões de euros no FAT e 2,9 milhões de euros na ASF, totalizando em cerca de 20,8 milhões de euros (um aumento de cerca de 5% face ao ano anterior).

Na resposta ao CDS-PP, a ASF afirma que "qualquer alteração, nomeadamente o que resulte de eventuais cativações orçamentais, tem implicações na execução do seu plano de atividades".

"A ASF tem realizado todos os esforços no sentido de minimizar o impacto resultante das restrições orçamentais a que tem estado sujeita. Contudo, as implicações têm sido muito significativas no que diz respeito à capacidade de reter quatros técnicos especializados", escreve a autoridade liderada por José Almaça.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório