Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Estivadores do porto de Lisboa cancelam greve após atualização salarial

Os estivadores do Porto de Lisboa aprovaram, em plenário, o pré-acordo de atualização salarial, a primeira desde 2010, e cancelaram três semanas de greve ao trabalho suplementar, com início agendado para segunda-feira.

Estivadores do porto de Lisboa cancelam greve após atualização salarial
Notícias ao Minuto

13:58 - 03/07/18 por Lusa

Economia Sindicatos

"Os estivadores do Porto de Lisboa reunidos em plenário, no dia 2 de julho, aprovaram o pré-acordo assinado no passado dia 28 de junho entre as direções do SEAL - Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística e a AOPL - Associação dos Operadores do Porto de Lisboa (...). Com este acordo foi possível cancelar as três semanas de greve ao trabalho suplementar que estavam declaradas para ter início no próximo dia 9 de julho", disse, em comunicado, o sindicato.

O acordo em causa prevê a atualização de todas as cláusulas pecuniárias em 4%, com retroatividade em 1 de janeiro de 2018, e uma atualização adicional de 1,5% a partir de janeiro de 2019.

Ficou ainda acordado "o reconhecimento pelas empresas das posições do sindicato quanto às irregularidades verificadas aos trabalhadores pela sua presença em plenários", bem como na recusa, por parte de algumas empresas, na filiação de trabalhadores das áreas técnicas portuárias e ainda o "reconhecimento da necessidade de participação do SEAL na regulação das atividades portuárias de planeamento de navios de parques de contentores".

"Foi ainda possível avançar parcialmente (...) na regulamentação necessária para o cumprimento da disposição do CCT que determina a distribuição equitativa do trabalho pelo contingente do porto, bem como a interpretação da cláusula contratual que determina as condições em que deverá ser atribuído o direito ao feriado da terça-feira de Carnaval e ainda ficou claramente expresso que o recurso ao trabalho eventual tem como único objetivo poder responder a necessidades que não possam ser supridas por trabalhadores com contrato sem termo", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório