Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Energia: Com este simulador, mais de metade encontrou preços mais baixos

O simulador da ERSE registou mais de 36 mil utilizadores no primeiro mês. Desses, 57% encontrou preços mais baixos.

Energia: Com este simulador, mais de metade encontrou preços mais baixos
Notícias ao Minuto

07:56 - 03/07/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibilizou um simulador, há cerca de um mês, que permite a comparação de diferentes ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural em Portugal. Em jeito de balanço, o regulador anunciou que o portal registou mais de 36 mil acessos no primeiro mês e que 57% dos utilizadores encontrou preços mais baixos do que o atual contrato.

“O novo simulador de preços de energia lançado pela ERSE a 29 de Maio de 2018, no Dia Mundial da Energia, registou após um mês em funcionamento um total de 36.403 utilizadores e 474.768 simulações”, pode ler-se num comunicado do regulador da energia.

De acordo com a informação disponibilizada pela ERSE, mais de metade (57%) encontrou preços mais baixos em relação ao atual contrato e, desses, 85% manifestou a intenção de mudar de comercializador.

O regulador do setor energético lembra que “os consumidores que ainda se encontram no mercado regulado, bem como os consumidores que já se encontram no mercado liberalizado devem manter-se informados sobre a eventual existência de ofertas comerciais mais vantajosas”.

Eis algumas funcionalidades disponíveis no simulador:

  • Comparação do valor a pagar quando é necessário decidir contratar a eletricidade e o gás natural de forma conjunta ou em separado;
  • Colocar os preços do seu contrato atual para perceber se pode poupar com uma mudança;
  • Identificar graficamente o peso das componentes numa fatura de energia, como por exemplo o peso das tarifas de acesso às redes, da componente de energia ou das taxas e impostos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório