Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

As empresas dos EUA nunca deveram tanto dinheiro: 5,3 biliões de euros

Esta soma não inclui os bancos e explica-se pelos baixos custos dos empréstimos nos últimos anos, algo que está a mudar.

As empresas dos EUA nunca deveram tanto dinheiro: 5,3 biliões de euros
Notícias ao Minuto

21:40 - 01/07/18 por Fábio Nunes

Economia S&P

Depois da grande crise financeira de 2008, as empresas norte-americanas beneficiaram de baixos custos na concessão de empréstimos. Agora, os dados revelados pela Standard & Poor’s Global Ratings deixam a nu uma realidade preocupante. A dívida das empresas dos Estados Unidos é maior do que antes da Grande Depressão, é, aliás, a maior da história. A soma, que não inclui os bancos, atinge os 6,3 biliões de dólares (cerca de 5,3 biliões de euros).

As empresas aproveitaram os empréstimos conseguidos para investirem no seu futuro, recompensarem os seus acionistas e avançarem com grandes aquisições. O caso da Comcast é um bom exemplo. A gigante dos media está em negociações para comprar a Fox, mas se o fizer corre o risco de passar a ser uma das empresas mais endividadas do mundo.

Os primeiros sinais de mau presságio para as empresas norte-americanas já estão à vista. Os custos dos empréstimos estão finalmente a subir, o que significa que vai ser mais caro para estas empresas refinanciarem a sua dívida quando chegar a altura.

E embora a economia norte-americana esteja num bom momento atualmente, mais cedo ou mais tarde haverá uma nova recessão e, como o passado o demonstrou, o risco de entrarem em falência não deve ser posto de lado.

Os analistas da S&P avisam que os investidores “devem ficar preocupados” com a dívida “enorme” que as empresas norte-americanas acumularam.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório