Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

FMI aprova nova tranche de dois mil milhões de dólares para o Egito

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou ter aprovado o pagamento de uma nova tranche, no montante de dois mil milhões de dólares, ao Egito, no final do terceiro exame ao programa de reformas do país.

FMI aprova nova tranche de dois mil milhões de dólares para o Egito
Notícias ao Minuto

06:51 - 30/06/18 por Lusa

Economia Comunicado

Esta nova tranche eleva para mais de oito mil milhões de dólares (cerca de sete mil milhões de euros) o montante já emprestado ao país, no âmbito de um vasto plano de ajuda de 12 mil milhões anunciado em novembro de 2016, indicou a instituição, com sede em Washington, num breve comunicado divulgado na sexta-feira, após uma reunião da direção.

Em maio, o FMI tinha anunciado ter chegado a acordo para libertar esta nova tranche, depois de aprovada pela direção.

Na altura, a instituição considerou que o Egito começava a "recolher os frutos do ambicioso programa de reformas económicas que era politicamente difícil".

"Apesar de o processo exigir sacrifícios a curto prazo, as reformas são essenciais para estabilizar a economia e lançar as fundações de um crescimento sólido e duradouro, que vai melhorar o nível de vida de todos os egípcios", comentou, na altura, Subir Lall, que liderou uma missão do FMI no país.

Em troca de um plano de ajuda internacional, o Governo egípcio comprometeu-se a realizar reformas drásticas, e a adotar um novo imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

O Egito mergulhou numa grave crise económica, na sequência da revolta de 2011 que afastou do poder o Presidente Hosni Mubarak.

De acordo com as previsões do FMI, o crescimento do Produto Interno Bruto egípcio deverá passar de 4,2% em 2017 para 5,2% em 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório