Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Inflação: Subida dos preços terá acelerado em junho para 1,6%

O indicador dos preços dos produtos energéticos terá também acelerado, revela o INE. Os dados finais serão divulgados a 11 de julho.

Inflação: Subida dos preços terá acelerado em junho para 1,6%
Notícias ao Minuto

09:32 - 29/06/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou, esta sexta-feira, que a taxa de inflação terá sido de 1,6% em junho, o que significa uma aceleração face à taxa de 1% registada em maio, de acordo com a estimativa rápida. 

"Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,6% em junho de 2018 (o valor apurado para maio foi 1,0%)", pode ler-se no relatório do INE. 

Já o indicador de inflação subjacente - que exclui a volatilidade dos produtos alimentares não transformados e energéticos - terá sido de 1,0%, em comparação com 0,6% em maio.

"O índice relativo aos produtos energéticos terá também acelerado, estimando-se uma taxa de variação homóloga de 7,4% em junho", acrescenta o INE.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que é um indicador utilizado para comparar a inflação dos países europeus, terá registado uma variação homóloga de 2,0%, face a 1,4% em maio.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de junho serão divulgados a 11 de julho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório