A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou que já tem disponível uma nova ferramenta destinada aos seus clientes: a caderneta digital ou 'App Caderneta'. O objetivo passa por simplificar o acesso às contas e transações, por parte dos clientes, mas também ajudar o meio ambiente, já que em causa está também a “redução do volume anual de 38.000kg de papel para a produção de cadernetas [tradicionais]”.
“A App Caderneta é um serviço de banca digital que vem complementar a sua experiência com a atual caderneta. Esta aplicação disponibiliza de uma forma mais cómoda todas as opções da sua caderneta, com maior destaque para a atualização/ consulta de movimentos”, pode ler-se na apresentação da ferramenta na página da CGD.
Quais as transações que pode realizar com a app? De acordo com a instituição, é possível consultar o saldo, os movimentos nas contas, os consumos realizados num prazo de sete dias prévios ao dia em que é realizada a consulta da aplicação e partilhar o IBAN, tanto por e-mail como por sms.
Esta funcionalidade também permite a consulta do histórico de movimentos registados nos últimos dois anos, “uma vez que a App se encontra ao abrigo do contrato Caixadirecta”, pode ler-se.
A app não tem custos e pode ser ser utilizada pelos clientes da Caixa, desde que tenham “contrato Caixadirecta e com acesso ao serviço online”. Isto, porque para aderir à app é necessário o número de contrato e o código de acesso do serviço Caixadirecta.