Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Há menos a emigrar, mas jovens formados são os que mais querem 'sair'

Há menos portugueses com a intenção de emigrar, em comparação com 2014, mas quem mais procura desafios lá fora são os mais jovens e formados. As conclusões são do Global Talent Study 2018, um estudo que traça um panorama geral sobre o mercado de trabalho português.

Há menos a emigrar, mas jovens formados são os que mais querem 'sair'
Notícias ao Minuto

08:56 - 27/06/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Global Talent Study

Há menos portugueses com a intenção de emigrar hoje em dia, mas essa ideia de 'sair' em busca de novos desafios é mais predominante entre os jovens formados, de acordo com o Global Talent Survey 2018, que traça um cenário sobre o mercado de trabalho português. O que procuram? Para além de experiência profissional, também qualidade de vida. 

"Se em 2014 cerca de 79% dos portugueses tinha o desejo de procurar novos desafios fora do país, neste momento o valor desceu para 58% (apenas um ponto acima da média Global, de 57%). Mas, se por um lado existem menos portugueses com vontade de sair, por outro lado quem pretende emigrar são também os candidatos mais jovens (62%) e os mais formados (59%)", conclui o estudo conduzido pela Boston Consulting Group em parceria com a rede global de portais de emprego The Network, em Portugal representado pelo Alerta Emprego.

Outra das conclusões é que Portugal é atrativo em termos turísticos, mas quando o assunto é trabalho o cenário é diferente. "Se em 2014, eramos o 21º país na escolha dos candidatos [a ofertas de emprego], em 2018 descemos para a posição 30", pode ler-se no estudo. 

Há, por isso, menos pessoas a escolher Portugal para trabalhar, mas os mais interessados a vir para cá continuam a ser os brasileiros. Depois, procuram também oportunidades por cá os cidadãos de Itália, Suécia, Luxemburgo, Irlanda e Bulgária. 

O que leva os portugueses a emigrar?

Entre os motivos que levam os portugueses a fazer malas rumo a novos desafios estão aspetos profissionais, mas também a procura por uma melhor qualidade de vida, ainda segundo o Global Talent Study 2018. 

"Nas escolhas dos portugueses estão: procura de melhores oportunidades de carreira (1º), experiência pessoal no estrangeiro (2º), procura de melhores salários (3º), adquirir experiência profissional (4º) e procura de melhor qualidade de vida (5º)", conclui. 

Para onde vão? Segundo a análise, a escolha dos portugueses no que toca a destino de eleição para trabalhar mudou desde 2014. "Em 2014 o país mais atrativo para os portugueses era o Reino Unido, que este ano passou para o segundo lugar. Atualmente é a Espanha quem lidera numa lista em que a Bélgica e o Canadá são novidades e o Brasil desceu para 10º lugar."

O Global Talent Study 2018 contou com a participação de mais de 6.000 recrutadores e 360.000 candidatos de 198 países e recolheu ideias sobre o que mais atrai os candidatos num determinado país, quais os motivos que os candidatos têm para emigrar, o que as empresas oferecem, entre outros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório