Esta oferta, a acontecer, junta-se à da China Three Gorges, que tem em processo uma OPA sobre a EDP (que tem a maioria do capital da EDP Renováveis) e outra OPA sobre a EDP Renováveis (esta última está dependente do sucesso da primeira).
Em abril, o canal BFM Business, citando fontes próximas da Engie, tinha dito que o segundo maior grupo energético mundial estava interessado na aquisição da EDP.
Então, o presidente executivo da elétrica, António Mexia, afirmou que não havia quaisquer contactos ou negociações com a francesa Engie com vista a "operações de consolidação".
A eventual operação agora avançada pela Bloomberg diz apenas respeito à EDP Renováveis.
Segundo a Bloomberg, a empresa francesa está sobretudo interessada nos ativos da EDP Renováveis nos Estados Unidos da América, mas admite fazer uma oferta por toda a empresa.
Em 11 de maio passado, a CTG (que já detém 23,27% do capital social da EDP, sendo o maior acionista) anunciou a intenção de lançar uma OPA voluntária sobre o capital da EDP, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação.
A administração executiva da EDP, liderada por António Mexia, considerou que "há mérito nas intenções estratégicas" da CGT, mas que "dependem do seu modelo de implementação, o qual não é claro nesta fase", e considerou que "o prémio da oferta é baixo".
Caso a OPA sobre a EDP tenha sucesso, a CTG indicou também que avançará com uma oferta pública obrigatória sobre 100% do capital social da EDP Renováveis (EDPR) a 7,33 euros por ação.
A EDP controla 82,6% do capital social da EDPR, que tem a sua sede em Madrid.
Ainda segundo a informação de hoje da Bloomberg, a EDP Renováveis poderá atrair também o interesse de outras empresas europeias que querem expandir a área de energias renováveis, que se estão a preparar para comprar ativos caso os chineses decidam vender de modo a obter a aprovação dos reguladores.
Fontes da Bloomberg indicam que a Engie pode negociar com a CTG a compra de ativos nos Estados Unidos para facilitar a ida em frente da OPA da chinesa.
As ações da EDP Renováveis fecharam hoje a subir 0,48% para 8,37 euros.
As ações da EDP, por seu lado, avançaram 0,15% para 3,40 euros.