Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mercado livre de eletricidade com mais 12.000 clientes em maio

O mercado livre de eletricidade ganhou 12 mil clientes em maio face ao mês anterior, totalizando 5,025 milhões de clientes, segundo o Boletim do Mercado Liberalizado divulgado hoje pelo regulador energético.

Mercado livre de eletricidade com mais 12.000 clientes em maio
Notícias ao Minuto

17:53 - 25/06/18 por Lusa

Economia ERSE

"Desde maio de 2017, o número de consumidores no mercado livre cresceu 3,6%, a uma taxa média mensal de 0,3%", lê-se no documento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Por sua vez, o consumo anualizado em mercado livre ascendeu a 42.597 Gigawatts hora (GWh) em maio, mais 38 GWh em comparação com abril, e um aumento de 3,2% em termos homólogos, o correspondente a uma taxa média mensal de 0,3%.

Segundo o regulador, o mercado livre representou em maio cerca de 94% do consumo total em Portugal Continental, um aumento de cerca de 1,1 pontos percentuais relativo em termos de consumo abastecido.

Segundo os dados disponibilizados hoje, a totalidade dos grandes consumidores está praticamente toda no mercado livre, enquanto no segmento dos consumidores domésticos, o consumo em mercado livre está nos 85% do total do segmento, face aos 83% registados em maio de 2017.

No global, o número de clientes fornecidos no mercado regulado ascende a cerca de 1,17 milhões de clientes, face aos mais de seis milhões de clientes existentes em Portugal.

No que se refere às quotas de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (82%) e em termos de consumo (42%).

A Endesa manteve a liderança no segmento de clientes industriais (29%), aumentando a sua quota em 0,4 pontos percentuais, enquanto a Iberdrola (33%) mantém a liderança no segmento dos grandes consumidores, com um aumento de 0,2 pontos percentuais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório