Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Greve 'em carrossel' no grupo Águas de Portugal arranca hoje

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal iniciaram hoje uma greve "em carrossel" que começou na Águas da Região de Aveiro (ADRA) e vai "rodar" pelas diferentes empresas, por aumentos salariais e uniformização de direitos.

Greve 'em carrossel' no grupo Águas de Portugal arranca hoje
Notícias ao Minuto

10:54 - 25/06/18 por Lusa

Economia Aveiro

"Este é um protesto que começou com a grande greve que os trabalhadores do grupo Águas de Portugal fizeram a 24 de abril e desta vez é uma greve em carrossel. Está agendada uma reunião negocial para amanhã às 17:00 e esperamos uma resposta positiva às reivindicações. Se não houver, os trabalhadores vão continuar em luta em julho e agosto", disse à Lusa Joaquim Sousa, da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).

Segundo aquele dirigente sindical, as principais reivindicações são a atualização dos salários e a uniformização dos direitos, "nomeadamente do subsídio de refeição, do subsídio transporte e do subsídio de prevenção", para os quais "há mais de nove anos se tenta negociar um acordo coletivo de trabalho".

João Claro, delegado sindical da ADRA e que integrou o piquete de greve, acrescentou que os trabalhadores da empresa "se sentem ludibriados" porque foram "convidados pelo grupo Águas de Portugal com a promessa de melhores salários e mais regalias", o que não se veio a concretizar.

"A maior parte dos trabalhadores são oriundos das câmaras, cujos colegas já subiram uma posição remuneratória. Quando viemos para a concessão tínhamos a promessa de um salário melhor e de regalias, mas após nove anos a verdade é que estamos na mesma. Quando nos convidaram prometeram "mundos e fundos", explicou.

João Claro afirma que "os trabalhadores estão desanimados porque o grupo Águas de Portugal, numa posição de prepotência, continua a não querer dar os aumentos reais" e acusa ainda a administração de ter tentado, sem sucesso, dissuadir os trabalhadores de aderirem à greve.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório