Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Recibos verdes: Segurança Social informa sobre mudanças nas isenções

Informação já começou a ser divulgada aos trabalhadores independentes, segundo a Segurança Social.

Recibos verdes: Segurança Social informa sobre mudanças nas isenções
Notícias ao Minuto

08:46 - 25/06/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

A partir de janeiro de 2019 há novas regras para quem acumula trabalho dependente com recibos verdes e que podem levar ao pagamento de contribuições, de acordo com a Segurança Social. A isenção ou não da contribuição irá depender do rendimento em questão.

Num comunicado, a Segurança Social explica que a “base de incidência dos trabalhadores independentes, que acumulem atividade com atividade profissional por conta de outrem e cujo rendimento relevante mensal médio apurado trimestralmente como trabalhador independente for de montante igual ou superior a quatro vezes o valor do IAS, corresponde ao valor que ultrapasse aquele limite”.

Na prática, isto significa que estará isento quem apure um rendimento relevante inferior a quatro IAS. Em 2018, quatro IAS equivalem a 1.716 euros, mas este é um valor que muda todos os anos.

Esta é uma das alterações publicadas no Decreto-Lei n.º 2/2018 de 9 de janeiro. De acordo com a Segurnaça Social, “foram enviadas notificações de cariz informativo aos trabalhadores independentes, dando-lhe conta das principais alterações introduzidas no respetivo regime de segurança social, as quais produzirão efeitos a partir de janeiro de 2019”, pode ler-se no site.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório