Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sindicato considera "positiva" negociação com Altice

O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT) classificou hoje como "positiva" a negociação com a Altice para revisão do acordo coletivo de trabalho, há muito pedida e agora concluída, nomeadamente pela garantia de inexistência de despedimentos.

Sindicato considera "positiva" negociação com Altice
Notícias ao Minuto

15:28 - 22/06/18 por Lusa

Economia Trabalhadores

"O processo negocial tem vindo a decorrer e ontem [quinta-feira] foi considerada a última sessão da negociação para revisão do acordo coletivo de trabalho", disse à agência Lusa o presidente do STPT, Jorge Félix.

De acordo com o responsável, a negociação agora concluída "é positiva, nomeadamente pela garantia de estabilidade laboral", já que o presidente executivo da Altice, Alexandre Fonseca, "assumiu o compromisso de que não haverá despedimentos coletivos".

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da Altice vão agora promover sessões de esclarecimento para depois assinar o acordo coletivo de trabalho, algo que deverá acontecer em julho.

Jorge Félix destacou que o documento prevê aumentos salariais, há muito pedidos pelos trabalhadores, entre 1% e 4% e entre 10 e 25 euros, consoante o rendimento base.

"Os trabalhadores até 800 euros vão levar mais 25 euros por mês para casa, valor que é de 20 euros para quem ganha entre 800 e 1.000 euros, de 15 euros para quem recebe 1.000 a 1.500 e de 10 euros para quem ganha até 3.000 euros", precisou.

Entretanto, em comunicado hoje divulgado, a Altice aponta que o processo negocial resulta também no "acréscimo de um dia de férias, indexado à assiduidade", no "reforço da proteção da parentalidade, da conciliação entre a vida pessoal e profissional e de medidas de responsabilidade social", na "criação de condições mais atrativas em determinados regimes de trabalho caracterizados por penosidade acrescida", em "melhores condições de acesso à reforma" e ainda na "revisão dos benefícios de comunicações concedidos".

Além do STPT, o acordo será assinado com os sindicatos Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTAVV), dos Quadros das Comunicações (Sinquadros), dos Trabalhadores das Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT), das Comunicações de Portugal (SICOMP), dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços (Sitese) e com a Federação dos Engenheiros.

De acordo com a Altice, o entendimento alcançado "reflete a partilha de idênticos princípios e valores no domínio do relacionamento e da estabilidade laboral", o que permitiu "chegar ao desejado consenso, que beneficia os trabalhadores e solidifica o contexto de paz social".

"Este foi um processo que culminou ao fim de mais de dois meses de intensas negociações e que as partes acreditam servir a comunidade de trabalho da Altice Portugal em diversas vertentes", assinala a empresa de telecomunicações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório