Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Taxa de poupança das famílias diminuiu no 1.º trimestre

A taxa de poupança das famílias diminuiu para 5,1% do rendimento disponível no primeiro trimestre, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Taxa de poupança das famílias diminuiu no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

13:18 - 22/06/18 por Lusa

Economia INE

"Este decréscimo resultou de um aumento do rendimento disponível inferior ao da despesa de consumo final", que apresentaram aumentos de 0,6% e 0,8%, respetivamente, explica o INE.

A subida do rendimento disponível das famílias deveu-se ao aumento das remunerações recebidas, que cresceram 0,7%, mas menos do que no trimestre anterior (1,6%).

"Esta desaceleração estará influenciada pelas alterações no regime de pagamento dos subsídios de Natal e de férias que, nomeadamente no setor das Administrações Publicas, deixaram de ser pagos em duodécimos. Este efeito será tendencialmente neutro no conjunto do ano de 2018", afirma o INE.

Segundo o gabinete de estatística, a capacidade de financiamento da economia situou-se em 1,2% do PIB no ano terminado no primeiro trimestre de 2018, resultado idêntico ao observado para o trimestre anterior.

Já a capacidade de financiamento exclusivamente das famílias diminuiu ligeiramente de 1,4% para 1,3% do PIB no ano acabado no primeiro trimestre de 2018.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório