Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Economia portuguesa continua a desacelerar no 2.º trimestre

O BBVA Research reviu hoje em baixa para 2,0% a previsão de crescimento da economia portuguesa este ano, face aos anteriores 2,3%, estimando uma subida de 0,3% em cadeia no segundo trimestre do ano, contra 0,4% até março.

Economia portuguesa continua a desacelerar no 2.º trimestre
Notícias ao Minuto

16:13 - 21/06/18 por Lusa

Economia BBVA Research

"Com base nos dados disponíveis até ao momento, o BBVA Research estima que o crescimento no segundo trimestre de 2018 se situaria em torno de 0,3% t/t [em cadeia]. Adicionalmente, isto implica a revisão em baixa de três décimas na previsão para o conjunto de 2018, até aos 2,0%", refere o banco.

"O crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] em 2019 manter-se-ia próximo destes valores", acrescenta.

Segundo o banco espanhol, "os poucos dados conhecidos do segundo trimestre do ano relativos à taxa de crescimento do emprego refletem uma ligeira queda de -0,2% em termos mensais em abril, enquanto a taxa de desemprego voltou a baixar até se situar em níveis que não se viam desde o início de 2004, de 7,4%".

De abril a junho, "o consumo, o investimento e o turismo perde[ra]m dinamismo, enquanto o comércio externo mostra sinais de recuperação", nota, apontando uma desaceleração das vendas retalhistas em abril de 4,1% em termos mensais (+0,7 homólogos).

Ainda referido pelo BBVA é o crescimento mensal de 2,1% em abril das exportações de bens cresceram 2,1% (+18,1% em termos homólogos) e de 2,0% e 13,1%, respetivamente, das importações.

Já o contrário foi observado na chegada de turistas, que em abril caiu 0,9% em termos mensais (+1,1% homólogos, o crescimento interanual mais baixo desde 2013), e nas dormidas, com uma quebra mensal de 0,8% (-1,5% homólogos).

Quanto ao índice de produção industrial, depois de um primeiro trimestre positivo, caiu 6,1% mensais em abril (+9,0% mensais em março), seguindo as quedas registadas no indicador de confiança industrial, que desacelera desde janeiro (-0,3% em maio).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório