Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Um em cada quatro portugueses vai gastar mais em compras online

A tendência é a de que os consumidores continuem a fazer mais compras através dos canais digitais.

Um em cada quatro portugueses vai gastar mais em compras online
Notícias ao Minuto

07:05 - 23/06/18 por Notícias ao Minuto

Economia Observador Cetelem

O Estudo Observador Cetelem sobre o comércio online revela que 27% dos consumidores planeiam aumentar os gastos em compras online nos próximos 12 meses. Este aumento será ainda mais significativo se os preços se mantiverem baixos e caso os consumidores tenham mais segurança nas transações.

Em contrapartida, indica o mesmo estudo, não mais de 6%, revela ter em mente diminuir os valores a despender no comércio eletrónico, enquanto 68% deverá gastar o mesmo montante.

De acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Observador Cetelem eCommerce 2018 revela que 96% dos compradores online tencionam continuar a fazer compras através destas plataformas, "o que significa que quem experimenta comprar online, gosta e mantém o hábito", pode ler-se.

Para concretizarem mais compras online, os consumidores indicam ser determinante preços baixos, sendo mesmo o principal fator para 83% dos inquiridos. A este motivo associa-se, igualmente, a melhoria da segurança das transações – 35% das pessoas que responderam ao estudo apontaram esta premissa. A facilidade no processo de compra e pagamento (32%), a confiança nos sites e nas empresas de eCommerce (22%), e uma melhor informação sobre os produtos, aspeto mencionado por 20% dos portugueses, são outras razões que podem levar mais pessoas a comprar online.

Outros fatores apresentados pelos inquiridos como potenciadores deste tipo de compra são a diversidade das formas de pagamento, referido por 13%, a possibilidade de aceder a opiniões de outros consumidores sobre os produtos e serviços desejados (10%) e, por fim, a oportunidade de comprar algo que não encontram com facilidade fora das plataformas online, segundo 6% dos portugueses.

O estudo Observador Cetelem eCommerce 2018 teve por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen e conta um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório