Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Berlim ganhou indiretamente 2.900 milhões com a crise grega

Berlim ganhou indiretamente cerca de 2.900 milhões de euros com a crise grega, segundo se conclui da resposta do Governo alemão a uma pergunta formulada pelo grupo parlamentar alemão Os Verdes.

Berlim ganhou indiretamente 2.900 milhões com a crise grega
Notícias ao Minuto

11:23 - 21/06/18 por Lusa

Economia Governo

Os ganhos são em parte um resultado do programa de compra de títulos de dívida grega do Banco Central Europeu (BCE) porque parte dos ganhos são do Bundesbank, banco central da Alemanha, cujos lucros depois são transferidos para os Orçamentos do Estado alemães.

Até 2017, o Bundesbank obteve ganhos com juros no valor de 3.400 milhões de euros, dos quais foram transferidos 527 milhões para o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e 387 milhões de euros para a Grécia, fazendo com que se obtivesse um lucro de 2.500 milhões de euros

A estes 2.500 milhões de euros juntam-se 400 milhões de euros ganhos com juros de um crédito do Banco para a Reconstrução (KfW), banco público alemão.

"Contrariamente às informações que circulam, a Alemanha obteve um considerável benefício com a crise grega. Não é aceitável que o Governo consolide os orçamentos alemães com os benefícios da crise grega ", disse Sven-Christian Kindler, porta-voz do grupo de parlamentar de Os Verdes.

O partido alemão Os Verdes é partidário de um perdão da dívida grega.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório