Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Finanças Euribor Qual o impacto da Euribor negativa n...

Qual o impacto da Euribor negativa na prestação da casa?

Com a Euribor negativa, muitas famílias optam pela aquisição de uma casa.

Qual o impacto da Euribor negativa na prestação da casa?
Notícias ao Minuto

09:27 - 15/06/18 por Notícias ao Minuto 

Casa ComparaJá

Há quase três anos que a Euribor se encontra negativa, o que tem tido um impacto positivo na prestação da casa que as famílias portuguesas pagam aos bancos, explica o ComparaJá.pt.

“Uma vez que a taxa de juro variável é composta pela Euribor e pelo spread, se a Euribor for negativa ao ponto de anular o valor do spread, então a taxa de juro fica em terreno negativo”, explica a plataforma.

Ora, se considerarmos um português que tenha um crédito à habitação com um spread contratado de 0,3% e com uma taxa de juro indexada à Euribor a três meses, neste momento “tem uma taxa de juro negativa”, o que significa, em teoria, que “o banco no qual detém o empréstimo da sua casa deveria estar a dar-lhe dinheiro pelo valor em dívida”.

No entanto, as instituições financeiras fixam a taxa de juro em 0%, pelo que quem detém um crédito à habitação nestas condições “não paga quaisquer juros neste momento, amortizando apenas o capital em dívida”, explica o ComparaJá.pt.

“Embora seja impossível prever quais as próximas oscilações do indexante, esta pode ser uma boa altura para solicitar um crédito à habitação com taxa variável”, refere a plataforma, justificando: “com a Euribor negativa, e mesmo que o spread seja superior ao indexante, o valor a pagar de juros será muito menor do que se a Euribor estivesse em terreno positivo”.

Campo obrigatório