Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Encomendas via Yanwen fazem aumentar queixas contra os CTT

Os clientes garantem que as encomendas chegam a Portugal, mas depois não são distribuídas, o que está a gerar mais reclamações por parte dos consumidores.

Encomendas via Yanwen fazem aumentar queixas contra os CTT

O Portal da Queixa registou 40 reclamações dirigidas aos CTT – Correios de Portugal em maio por causa das encomendas enviadas pelo método Yanwen Air Mail. Isto, tendo em conta que os “artigos chegam a Portugal, mas não aos consumidores”.

O Yanwen Air Mail é um método de envio fornecido pela empresa chinesa Yanwen Logistics, que é utilizado por algumas plataformas como a Aliexpress. Chegado a Portugal, "cabe aos CTT a distribuição pelo país, algo que não tem acontecido desde o início de 2018". 

“A maioria das reclamações registadas refere que os produtos ficaram presos na alfândega, outras referem que os CTT não conseguem dizer onde estão os artigos, nem pelo número de tracking dado pelo expedidor”, exemplifica o Portal da Queixa, numa nota divulgada no site. Ainda assim, os clientes garantem saber que a encomenda chega a Portugal, “pois é o último destino que aparece no tracking da encomenda”.

Onde ficam, então, as encomendas? De acordo com o Portal, os CTT respondem a pedir mais informações aos clientes de modo a “efetuar averiguações” e apresentar uma “resposta conclusiva”. Certo é que há apenas um caso que se apresenta como resolvido, pode ler-se na nota.

No total, o perfil dos CTT no Portal da Queixa conta com 7.933 reclamações, das quais 1.564 são apresentadas como resolvidas. O Índice de Satisfação dos CTT, que expressa o desempenho das marcas, gerado pelos consumidores é de 62,1%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório