Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

BCE vai manter taxas nos níveis atuais pelo menos até ao verão de 2019

O Banco Central Europeu (BCE) deixou hoje as taxas de juro inalteradas e anunciou que espera mantê-las nos níveis atuais pelo menos até ao verão de 2019, com a principal taxa de refinanciamento em 0%.

BCE vai manter taxas nos níveis atuais pelo menos até ao verão de 2019
Notícias ao Minuto

13:33 - 14/06/18 por Lusa

Economia Resultados

As taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito mantêm-se em 0,25% e -0,40%, respetivamente.

A instituição indicou que espera manter as taxas de juro nos níveis atuais pelo menos até ao verão de 2019 ou o tempo necessário para assegurar uma evolução da inflação para o seu objetivo (uma inflação próxima mas ligeiramente abaixo de 2%), indica o comunicado divulgado após a reunião de política monetária que decorreu em Riga, Letónia.

O programa de compra de ativos do BCE mantém-se até ao final de setembro com um volume de aquisições mensais de 30 mil milhões de euros, como estava previsto.

A partir de outubro, a compra de dívida publica e privada é reduzida para metade (15 mil milhões de euros), terminando no final de dezembro, caso os dados disponíveis confirmem as perspetivas de inflação a médio prazo.

O programa alargado de compra de dívida do BCE foi anunciado em janeiro de 2015 para impulsionar a economia da zona euro, abrangendo sobretudo a dívida pública.

No fim de 2016 passou de 80 mil milhões de mensais de aquisições para 60 mil milhões e depois em janeiro passado foi reduzido para os 30 mil milhões mensais atualmente em vigor até finais de setembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório