Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Vinhos do Douro e Trás-os-Montes à conquista do mercado americano

Os Estados Unidos da América (EUA) são um mercado prioritário para os vinhos do Douro e de Trás-os-Montes pela sua dimensão, poder de compra, potencial de crescimento e pelos muitos emigrantes portugueses que se espalham pelo país.

Vinhos do Douro e Trás-os-Montes à conquista do mercado americano
Notícias ao Minuto

09:05 - 14/06/18 por Lusa

Economia Estados Unidos

"Para nós, este é um dos mercados essenciais. É um mercado fundamental, muito grande, e estamos a tentar alargar a nossa presença aqui", afirmou à agência Lusa Francisco Gonçalves, enólogo que há cerca de três anos lançou a marca de vinhos Mont'Alegre.

O produtor integra uma missão empresarial que, no âmbito do projeto "Norte -- com um pé dentro...", está a realizar uma ação de promoção que já passou por Nova Iorque, está em Boston e vai prosseguir para o Canadá.

Francisco Gonçalves salientou que o mercado norte-americano possui "poder de compra", está a "crescer em consumo" e procura "vinhos diferentes".

O enólogo possui uma adega em Montalegre, o concelho mais a norte do distrito de Vila Real, onde faz o estágio dos vinhos que adquire nas zonas de Chaves e do planalto mirandês, em Trás-os-Montes.

A sua empresa exporta cerca de 15% da produção para os EUA, mas este é ainda um mercado "com muito para desbravar" e onde "é preciso insistir muito".

"Estão abertas as portas, há uma curiosidade muito grande sobre os vinhos portugueses e há uma curiosidade do consumidor americano pelos nossos vinhos", referiu.

Celeste Marques, da Adega Cooperativa de Sabrosa, em plena Região Demarcada do Douro, também considerou a América do Norte um "mercado prioritário devido à grande comunidade de emigrantes portugueses que se espalha pelos vários Estados".

A Adega de Sabrosa, que vende a marca de vinhos Fernão Magalhães, ainda não exporta para os EUA mas o seu projeto de internacionalização passa "pela descoberta" deste país, onde se quer posicionar tanto a nível dos vinhos do Porto como dos da denominação de origem protegida Douro (DOP Douro).

"É um país de difícil implantação até porque tem aqui os vinhos deles e há muita concorrência. Mas este é um mercado muito importante", frisou.

Os produtores participaram numa ação de promoção a bordo do navio-escola Sagres, no porto de Boston, onde marcaram presença importadores, distribuidores, proprietários de lojas de bebidas e proprietários de restaurantes.

De acordo com dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), em 2017 foram exportados 33,5 milhões de euros de vinho do Porto para os EUA, menos 0,7% do que no ano anterior.

Verificou-se uma ligeira quebra nas exportações para os EUA, depois de uma evolução positiva desde 2009.

Relativamente aos DOP Douro, de acordo com o IVDP, em 2017 foram exportados para os EUA quatro milhões de euros, registando-se uma quebra de 28%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório