Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ações da EDP sobem 8% desde a oferta há um mês e valem 3,37 euros

As ações da EDP subiram mais de 8% desde que o anúncio do lançamento da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a elétrica há um mês, valendo atualmente 3,37 euros, acima do valor oferecido pela China Three Gorges (CTG).

Ações da EDP sobem 8% desde a oferta há um mês e valem 3,37 euros
Notícias ao Minuto

19:46 - 11/06/18 por Lusa

Economia Elétrica

Em 11 de maio, as ações da EDP fecharam a valor 3,11 euros, pelo que o preço oferecido pela CTG nessa sexta-feira à noite de 3,26 euros representava um prémio de 4,82% face ao valor de mercado.

Desde então, as ações da EDP fecharam sempre acima do valor da OPA e hoje encerraram em 3,372 euros, mais 8,42% do que a cotação de 11 de maio e mais 1,03% do que o preço oferecido pelo grupo chinês, que é atualmente o maior acionista da empresa liderada por António Mexia.

O máximo nas ações da EDP foi atingido, neste mês desde o anúncio da OPA, em 21 de maio quando fecharam nos 3,486 euros por ação.

Já a EDP Renováveis fechou hoje a valer 8,245 euros por ação, mais 5,10% do que quando foi feito o anúncio preliminar da OPA sobre a empresa (dependente do sucesso da OPA sobre a EDP) e mais 12,5% face ao preço de oferta da OPA.

A CTG manifestou a intenção de oferecer 7,33 euros por ação na EDP Renováveis, contudo, desde esse anúncio as ações estiveram na maioria das sessões acima dos oito euros por ação.

Em 11 de maio passado, a CTG anunciou a intenção de lançar uma OPA voluntária sobre o capital da EDP, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por cada ação.

O Conselho de Administração Executivo da EDP considera que o preço oferecido pela CTG não reflete adequadamente o valor da EDP e que o prémio implícito na oferta é baixo, considerando a prática pelas empresas europeias do setor.

No relatório divulgado no sábado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), lê-se que "o prémio implícito no preço oferecido encontra-se significativamente abaixo do que é a prática em transações em dinheiro no setor europeu das 'utilities', no mercado ibérico e mais genericamente no mercado europeu, em casos em que o oferente adquire controlo".

Já hoje a CTG afirmou que vai continuar a debater os detalhes da OPA com a EDP, depois de a elétrica portuguesa ter considerado que a oferta tem "mérito", mas o modelo de implementação "não é claro".

"Vamos discutir nos próximos meses com a EDP", disse à agência Lusa o vice-presidente executivo da China Three Gorges (CTG) International, Wu Shengliang, em reação ao relatório ao mercado divulgado na sexta-feira pela EDP.

Caso a OPA sobre a EDP tenha sucesso, a CTG indicou também que avançará com uma oferta pública obrigatória sobre 100% do capital social da EDP Renováveis (EDPR) a 7,33 euros por ação.

A EDP controla 82,6% do capital social da EDPR, que tem a sua sede em Madrid.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório